Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

O CONGRESSO:

O “VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar”, mais uma vez, convida toda a comunidade acadêmica para um momento de reflexão e de debates acerca de diferentes e relevantes problemáticas sócio-jurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos. A proposta deste evento acadêmico internacional é fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

O nosso convite é para que todos os estudantes e profissionais das ciências jurídicas e sociais, interessados nessas temáticas, possam participar deste VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, nos dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2021. Caberá aos participantes deste evento acadêmico justificar os novos tempos das ciências jurídicas e sociais criando, definindo, sustentando e acreditando nas sociedades que caminham na direção da superação das práticas violadoras de direitos humanos, com objetivos de produzir uma sociedade verdadeiramente justa e solidária.

EDIÇÕES ANTERIORES:

O Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar (CIDHCoimbra) será realizado em 2021 na sua 6ª edição e já tem sido considerado um dos mais importantes eventos científicos de Direitos Humanos realizado em Portugal. Ao longo de sua trajetória, o CIDHCoimbra organizou diversos Simpósios Temáticos em que participaram pesquisadores|as de diversos países, em especial dos países de língua portuguesa. Desta atividade, ao longo dos últimos anos, foram produzidas inúmeras publicações científicas, das quais destacam-se os Anais de Resumos e os Anais de Artigos Completos do Congresso. O CIDHCoimbra também é prestigiado por personalidades de destaque internacional que, como palestrantes e convidados, estiveram presentes desde a primeira edição do Congresso. Tivemos a honra de receber ao longo das edições J. J. Gomes Canotilho, Vital Moreira, Jónatas Machado, Flávia Piovesan, Antônio Carlos Wolkmer, Ingo W. Sarlet, Cesar Nunes, David Rúbio, entre outros.

Faça parte você também deste Congresso e conheça a enorme rede acadêmica de pesquisadores e estudantes de Direitos Humanos que forma o CIDHCoimbra. Todos os anos, em outubro, temos um encontro marcado em Coimbra!

I Congresso Internacional de Direito Público
(2016)

II Congresso Internacional de Direito Público
(2017)

III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
(2018)

IV Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
(2019)

V Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
(2020)

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Prof. Doutor Vital Moreira

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Prof. Doutor Jónatas Machado

Vice-Presidente do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos)

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

​​

Mestre Carla de Marcelino Gomes

Diretora de Projetos/Investigadora do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos)​

Doutoranda da Universidade de Coimbra

Mestre Catarina Gomes

Consultora em Educação para os Direitos Humanos/Investigadora do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos)​

Doutoranda da Universidade de Coimbra

Prof. Doutor César Augusto Ribeiro Nunes

Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH)

​​

Prof. Doutor Leopoldo Rocha Soares

Vice-Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH)

Doutorando em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP/SP)

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP)