II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO PÚBLICO: justiça e efetivação dos Direitos Humanos
11 a 13 de outubro de 2017 – Coimbra/Portugal
O “II Congresso Internacional de Direito Público: justiça e efetivação dos direitos humanos” foi idealizado e organizado por uma comissão científica composta por docentes da Faculdade de Direito do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto-SP e do Ius Gentium Conimbrigae – IGC/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Sua realização se deu entre os dias 11 e 13 de outubro de 2017, com atividades quase todas concentradas no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, onde os participantes puderam acompanhar um rico momento de reflexão e de debate sobre temas de Direito Público e Direitos Humanos.
Uma das principais realizações do evento foi o fato do Congresso proporcionar aos participantes, por meio da interação entre estudantes, pesquisadores e profissionais, um espaço de intensa convivência acadêmica, de destacada discussão científica e de inesquecíveis relações afetivas e humanas.
Além dessa inesquecível oportunidade de convivência pessoal e profissional, os participantes puderam ainda assistir durante a realização do evento brilhantes palestras sobre os temas de Direito Público, com destaque para as apresentações ministradas pelos Juristas Vital Moreira (Universidade de Coimbra) e César Aparecido Nunes (Unicamp).
Noutro momento, tão importante quanto as palestras, foram realizados os Simpósios Acadêmicos de apresentações de pesquisas científicas, coordenadas por professores e pesquisadores de Instituições de Ensino do Brasil e de Portugal, parceiros de grande relevância para o sucesso da iniciativa. Nos referidos simpósios os autores que tiveram trabalhos previamente aprovados puderam compartilhar as suas investigações com outros colegas, situação esta que contribui imensamente para o enriquecimento dos trabalhos de pesquisa.
Finalmente, é preciso enfatizar a qualidade registrada em todas as intervenções, apresentações de trabalhos e palestras ministradas ao longo dos 03 dias de Congresso, que passam a ser ainda mais inesquecíveis quando lembradas por decorrerem na bela cidade de Coimbra/Portugal, uma cidade histórica de inúmeras tradições, que preserva uma das Universidades mais antigas do mundo.
Por fim, destaca-se o evento cultural realizado no dia 12 de Outubro. Foi oferecida aos participantes interessados a combinação de uma VISITA GUIADA e um JANTAR nas CAVES MESSIAS, uma companhia fundada em 1926 e que se localiza em uma das regiões produtoras de vinhos mais famosas de Portugal: a Bairrada. O prato principal foi a conhecida "leitoa" típica da região, e apenas coroou o momento de importante confraternização entre pesquisadores e familiares, que experienciaram intensamente a cultura portuguesa.